quarta-feira, 21 de abril de 2010

O analfabeto digital e a caixa d’água

Image and video hosting by TinyPic

Eu tenho certeza de que o leitor conhece pelo menos uma pessoa que se orgulhe de não saber nada de informática. “- Word? Para quê, se minha máquina de escrever funciona tão bem!”, “- E-mail? Prefiro enviar correspondência”, “Pagamento online? Jamais! Melhor enfrentar a fila do banco”. São felizes em sua ignorância digital, iluminando com tochas o caminho de terra batida enquanto outros singram um caudaloso rio de bits em caravelas que viajam à velocidade da luz. Não devo questionar suas escolhas, cada um sabe o que é melhor para si: não adianta obrigar sua avó a procurar receitas na Internet se ela tem todas muito bem anotadas naquele velho caderninho de espiral, já com folhas amareladas. Não duvide: aquelas páginas manchadas certamente estão mais bem redigidas e organizadas do que a maioria dos textos da Wikipédia. Apesar disso, do direito constitucional de não querer saber de informática, novas e admiráveis situações provam o quanto tais pessoas sofrerão, ainda nessa vida, por não entender o mistério por trás dos ícones coloridos e da setinha que corre pela tela.
Numa ordinária manhã de segunda-feira, notei a goteira no quarto vazio da casa. Aquela goteira é minha velha conhecida, sempre que chove ela drena vagarosamente a água que empoça sobre a laje desprotegida e deixa-a cair em gotas ritmadas. Só que não chovia, nem chovera no dia anterior. Montei a escada telescópica e subi, apavorado com a altura, até a laje nua. A enorme caixa d’água de dois mil litros de polietileno azul tinha um pequeno furo, próximo à base, de onde jorrava um pequeno filete de água, incessantemente, como o mijo de um recém-nascido.

Image and video hosting by TinyPic

Desci furioso. Aquela banheira custara quase R$ 400,00 em 2007 e não durou nem três anos. Liguei o micro, as mãos tremendo de raiva e frustração. No Google digitei o nome Fortlev e cliquei em Estou com Sorte, só para ironizar. Já no site do fabricante, cliquei no link Fale Conosco e em menos de trinta segundos já tinha em mãos o telefone de contato. Copiei-o e colei no bloco de notas, salvando o arquivo no meu desktop.
- Fortlev, bom dia, em que posso ajudá-lo?
- Bom dia, eu comprei uma caixa d’água dessa marca e... (explica, explica, explica) é isso.
- Tudo bem senhor, para enviarmos um técnico a sua residência, peço que o senhor tire algumas fotos da caixa d’água, pelo menos uma do local de instalação e outra do furo.
- Ok.
- Mande essas fotos por e-mail para o endereço (tal) e deixe seus dados para contato.
- Ok, vou resolver isso agora e ligo para confirmar se você recebeu a mensagem. Bom dia, até mais.
Peguei a câmera digital que sempre fica ao lado do micro, chequei o nível das pilhas e voltei para a laje. Tirei 16 fotos de vários ângulos para mostrar que a caixa d’água estava bem instalada, no momento de fotografar o furo, ativei o recurso macro da câmera para obter o máximo de detalhes. Desci rapidamente, tirei o cartão de memória da câmera e inseri-o no cardreader do micro. Copiei os arquivos para o desktop, selecionei as oito melhores fotos e reduzi o tamanho para 800x600. Anexei-as a uma mensagem de e-mail e enviei para o endereço indicado pela atendente. Esperei uns cinco minutos e liguei para a Fortlev: a mensagem havia chegado e já tinha sido encaminhada ao técnico da minha região. Entre o momento em que achei o furo na caixa d’água e o último contato telefônico que acionou o técnico passaram-se menos de 30 minutos.
O leitor talvez se questione sobre o porquê de se descrever em detalhes passos tão óbvios, mais ainda sobre por que despender tantas linhas para tratar de furos em caixas d’água. O amigo certamente está lendo esta crônica na tela do seu micro, enquanto aperta alt+tab para alternar entre esse texto e as janelas de conversas do MSN, não lhe é estranho nenhum dos passos descritos nos últimos parágrafos. Comemore! Celebre! Agradeça a Deus por ter esse precioso conhecimento, já que muitas pessoas não o têm e desprezam-no – aquelas mencionadas no início do texto, lembra? –, se elas estivessem na minha situação estariam em maus lençois.
O primeiro desafio do sujeito seria descobrir o telefone do fabricante da caixa d’água, já que este não está escrito na dita cuja. Ele tentaria procurá-lo nas telelistas, aqueles enormes livros amarelos que só servem para enfeitar a mesinha de telefone. Depois de perder um tempo enorme, ligaria para 102, onde a atendente o deixaria confuso informando números de várias filias através daquelas gravações de voz. Por último, ligaria para a loja onde comprou a caixa d’água (esse povo guarda nota de tudo, geralmente numa gavetinha do guarda-roupas) e com alguma sorte o gerente simpático lhe passaria o telefone. Então ele ligaria para a Fortlev e explicaria, num tom exacerbado, o problema do furo.
- Peço que o senhor tire fotos da caixa d’água e do furo para...
- Fotos? Como assim, vou ter que comprar um rolo de filme pra isso? Que absurdo!
- Não é preciso! O senhor não tem câmera digital?
- Meu filho tem, mas eu não sei usar aquela droga.
- O senhor pode usar a câmera do celular.
- Meu celular não tira foto, celular é pra falar, minha filha, não é pra tirar retrato.
- Compreendo, senhor, mas precisamos das fotos para acionar o técnico.
- Tá, tá, eu dou um jeito.
- Então o senhor deve enviar as fotos por e-mail para o endereço (tal) e...
- Eu não tenho e-mail. Não sei usar e-mail.
- Tem alguém que possa mandar pelo senhor?
O sujeito começa a ficar vermelho e suar.
- Minha filha, a caixa d’água é MINHA. Quem tem que resolver sou eu! Que absurdo! Eu posso mandar pelo correio?
- Não, senhor, só por e-mail.
Terão se passado 50 minutos antes que o sujeito se conforme e desligue o telefone. Ele se lembra dos velhos tempos em que bastaria ir ao bazar onde comprou a caixa d’água, pagar uma cachaça para o atendente e ter o produto trocado. Mesmo se soubesse usar a câmera digital, tomaria uma surra para passar as fotos para o micro e outra para enviá-las por e-mail, já que a câmera provavelmente estaria configurada na resolução máxima e os arquivos ficariam grandes demais.
Quanto tempo esse autodenominado "feliz ignorante digital" levaria para resolver o seu problema? Certamente mais do que meus 30 minutos.
Todo aquele que se diz bem resolvido nessa ferrenha aversão à informática vive numa utopia em que computadores e gadgets não fazem parte dia-a-dia. Enganam-se constantemente, são levianos, fingindo que é mais prático enfrentar 40 minutos de fila num banco do que pagar a conta online, que é melhor ir às caríssimas lojas de DVD do que fazer uma rápida consulta no Buscapé, que é mais eficiente reunir dezenas de pessoas num lugar e horário determinados do que discutir o assunto num fórum.
Afirmam que é difícil. Que a informática é difícil. Ora, eu sou da época do DOS 6.0 e da digitação no Wordstar 5.0! Aquilo era difícil. Para se tornar um usuário padrão, capaz de ligar o micro, digitar no Word, pesquisar no Google e enviar um e-mail, não há segredos que levem mais de uma ou duas semanas de estudo para serem desvendados. O que há aqui são a velha preguiça e o conformismo: é mais prático maldizer a tecnologia do que sentar o rabo ao micro e praticar. De maneira geral, essas pessoas fazem o mesmo quando o assunto é ter uma alimentação mais saudável ou praticar exercícios físicos. Sempre terão uma boa desculpa.

Image and video hosting by TinyPic

Uma coisa, no entanto, é certa: o seu tempo está contado. A aurora digital irrompe sobre o planeta, esconder-se de seu brilho, em breve, não será possível. Está próximo o dia em que a vida ficará realmente muito difícil para aqueles que não se enquadrarem nessa nova ordem digital, quando não será mais possível afirmar ser feliz, pois a maior parte do mundo estará inacessível para eles; nenhuma desculpa justificará viver pela metade. E sem caixa d’água.

5 comentários:

  1. Mas afinal resolveram seu problema? ou vc ficou sem água?

    ResponderExcluir
  2. Também quero saber se resolveram seu problema, pois estou querendo comprar uma caixad'água. Ela tinha garantia? Caso positivo, quanto tempo?

    ResponderExcluir
  3. O problema foi resolvido sim, a Fortlev substituiu a caixa, que tem 5 anos de garantia.

    ResponderExcluir
  4. TOLO!

    A CRISE DE ENERGIA ESTÁ PRÓXIMA
    NESTA ÉPOCA, OS TRADICIONAIS SOBREVIVERÃO E VOCÊ
    VAI TER QUE COMER OS BITS E BYTES DO SEU MICRO.

    ResponderExcluir
  5. Chiii!!!!eu acho que você ficou devendo alguma coisa pra esse cara!!!

    ResponderExcluir