domingo, 15 de março de 2015

Opositor não é "coxinha", jovem.


Já está ficando cansativo o discurso pronto de militantes e simpatizantes do PT que afirmam que todos os que se manifestam contra o governo são “coxinhas” (filhinhos de papai), reacionários, membros da elite, desejosos do impeachment e da volta dos militares. Ora, é evidente que há sujeitos sem noção, sem memória ou simplesmente desinformados que falam todo tipo de bobagem, simpatizantes ou não do governo federal. Contudo, generalizar e / ou afirmar que essas pessoas ignorantes (e muitas vezes canalhas) são a maioria é de uma arrogância sem precedentes, uma tentativa de desmoralizar o contraditório, de descaracterizar um movimento de oposição. Nesse movimento, rotulam todos os que se manifestam contra o governo como idiotas, alienados, “sem memória”, “elitizados” e toda sorte de alcunhas pejorativas.
O movimento de oposição é legítimo e sem “mas”: há muita gente inteligente, politizada e gabaritada que se opõe aos desmandos do governo federal e não se encaixa em nenhuma dessas categorias vexatórias em que os petistas tanto gostam de encaixar opositores. Sabemos que o impeachment e a intervenção militar são uma bobagem e que a manifestação popular é o melhor meio de demonstrar a insatisfação que cresce no país. Queremos que a presidente Dilma termine seu mandato descendo de seu pedestal, reconheça seus erros, tome medidas corajosas contra a corrupção e reveja sua política econômica. Essas não são reinvindicações de “coxinhas”, mas de cidadãos de uma república federativa que se supõe ser democrática.
A forma que os militantes e simpatizantes do PT encontraram de se defender do ataque (letal) dos opositores é tentar desmoralizá-los. É medo: como não é possível combater com argumentos, tentam desqualificar aqueles que se opõem (postura copiada, diga-se de passagem, dos próprios governantes petistas).
Tenho uma novidade para os senhores: não somos coxinhas ou reacionários, muito menos a elite: somos brasileiros inteligentes, educados, amigos, maridos e esposas, patrões e empregados, cristãos e candomblecistas, uma massa de gente antenada e bacana que não pode fechar os olhos diante da corrupção, da arrogância e da incompetência da presidente da república. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário