terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Capacitação Ensino Médio Inovador – Dia 1

Conforme prometido, estou tentando deixar o cansaço de lado e postar aqui no blog um resumo diário das atividades do curso promovido pelo MEC.
Chegamos em torno de 7:30, Ana Paula, Fabrícia, Daniele, Danielle (dois “l”) e eu. Passamos na recepção para acertar os detalhes do nosso alojamento e partimos para o refeitório para tomar o café da manhã que foi muitíssimo bem servido, com bolo, barras de cereais, café, sucos, etc.
Às 8:00 assistimos a uma palestra com o médico psiquiatra italiano Mauro Maldonato. Essa primeira parte foi muito enfadonha, pois o sujeito ficou duas horas fazendo metáforas entre música clássica (regras tradicionais, rigidez) e jazz (teorias inovadoras, improviso), coisas que poderiam ter sido elucidadas em meia-hora, ou menos. Pensar que o sujeito ganhou alguns milhares de reais – oriundos dos cofres públicos – para ministrar essa palestra medíocre me revolta.
A seguir, tivemos as conclusões de Francisco Platão Savioli, que deu alguma vitalidade às atividades da manhã. Falou-se sobre a importância do conhecimento de mundo (conhecimento prévio, bagagem intelectual) para o melhor entendimento dos textos, assim como demonstrou-se que o contexto pode mudar o significado dos signos (exemplo: “- A porta está aberta”, tanto pode ser uma atitude gentil, amistosa, como um insulto, um passa-fora).
Saindo da palestra, reuni-me pela primeira vez com o grupo de códigos (que já havia se reunido ontem) para sintetizar as conclusões destes dois dias. O grupo é muito bom, professores que realmente parecem estar comprometidos e dispostos a implementar a nova ideologia. Nenhuma das conclusões a que chegamos foi surpreendente no que diz respeito às dificuldades e facilidades que envolvem a implementação de projetos. Houve um pequeno estresse por causa da demora e falta de foco na tarefa principal – nada demais – e o restante do trabalho ficou para depois do almoço, que também foi bacana, um self service muito variado.
À tarde o Ajamil, coordenador de nosso grupo, finalizou a síntese de nossa discussão, enquanto eu criava um grupo no Google para que os professores se correspondessem futuramente. À tarde, após um café, todos os grupos apresentaram suas sínteses no teatro do SESC, onde todos chegaram praticamente às mesmas conclusões. Savioli elogiou muito os trabalhos, e extrapolou um pouco o tempo de seu discurso, quase atrasando nossa janta.
Pegamos as chaves dos alojamentos, fomos jantar e, em seguida, procurar as salas para as oficinas da noite. As meninas todas foram para uma oficina de samba, o que acabou sendo uma furada para mim, já que estava de jeans, sapato e camisa de manga. Desisti da oficina, sondei mais algumas, mas acabei voltando ao alojamento para guardar minhas roupas e preparar o vídeo da Semana Literária no notebook.
Ainda agora levei Dani em seu alojamento e voltei para escrever este tópico. Vou tomar um pingoso e ir para a cama, já que pretendo praticar alguma atividade física logo mais às 6 da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário