terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Carnaval off / Mochón on

Antes de qualquer coisa, sobre o carnaval: foi talvez a folia de maior prostração da história de qualquer carioca. Após a semi-boa saída na sexta-feira, todo o restante da festa de Momo foi curtida de costas esticadas no sofá, olhar fixo para o teto com algumas rotações à direita para ver qualquer besteira que estivesse passando na TV. Os quatro dias foram assim: não fui pra bloco, não tomei um porre, não me travesti de piranha. Nem churrasco nós fizemos. Não pense porém, caro leitor, que estou me queixando: esse foi um período de descanso essencial para que o ano começasse com o pé direito. Uma das vantagens da carreira docente é a garantia das férias em janeiro, período ideal para viajar e fazer uma farra fora do período libertino, caríssimo e tumultuado do carnaval. Nossa folia já tinha acontecido na Bahia há poucas semanas atrás, por isso, nada mais justo do que dar ao corpo uns dias para relaxar antes de começar a ralação na sala de aula.
E por falar em ralação... essa palavra é pouco para definir o trabalho do cão que tivemos nesses últimos dias de recesso. A partir da quarta-feira de cinzas empenhei-me em três tarefas que exigiram muito de mim, física e mentalmente:

1. Elaborar uma síntese do filme À Procura da Felicidade para ser exibido na aula inaugural de segunda-feira, tarefa que deu muito trabalho pela sua complexidade: além de selecionar as melhores partes do filme num amálgama que fizesse sentido para os alunos, ainda intercalei as cenas com mensagens interativas que remetiam a discussões sobre a persistência e a superação. A síntese ficou com 27 minutos (contra 120 do filme completo) e, modéstia à parte, ficou muito boa;
2. Organizar e formatar a prova interdisciplinar: as questões foram chegando aos poucos por e-mail, e fiquei constantemente atualizando o arquivo. Além disso, ainda tive que dar umas dicas para os colegas que ainda não entenderam o espírito de uma prova desse tipo (essa parte deu mais trabalho do que propriamente a digitação);
3. Administrar o fórum e os cadastros dos professores: além de passar dias praticamente conectado à Matrix para autorizar as contas dos professores no fórum, ainda tive de ficar constantemente alerta para evitar que os novos usuários fizessem um furdúncio logo no primeiro dia de uso. Foi um tal de gente criando tópicos fora do lugar que não foi mole, além de assuntos duplicados e inadequados. Sem contar o suporte online que prestei aos mais atolados.

O mais "bacana" é que essas três tarefas foram todas executadas quatro dias a fio, ininterruptamente e simultaneamente. Acredito que esse foi o maior teste físico/mental que já encarei. No fim, o sucesso, que veio sanar a fatiga e o esgotamento desses dias de ralação.
Todo o resultado dessa trabalheira foi exibido hoje no Mochón. O trabalho valeu a pena, tenho certeza de que colaborei de maneira decisiva para o bom desempenho da escola neste ano. Maiores informações sobre os assuntos relativos ao Ensino Médio Inovador no Mochón podem ser obtidas nestes meu blog exclusivo para temas do EMI.
São exatamente 01:02, daqui a poucas horas vou ministrar minha primeira aula pra valer do ano. Hora de descansar mais um pouco e pedir proteção e sabedoria para que esse seja um ano melhor e de grandes realizações.

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